domingo, 12 de julho de 2009

Liberando (bastante!) espaço com o localepurge

Se você tem um netbook com pouco espaço de armazenamento vai entender bem: estava eu ontem procurando arquivos para serem descartados em meu EeePC (que tem meros 4GB em seu SSD) quando me deparei com a situação de que não dava pra remover mais nada em meu diretório home. Desespero? Nada! Ainda tinham os programas que eu poderia desinstalar...que me renderam mais 3MB livres! (?) Antes de eu começar a remover programas que eu realmente utilizava me lembrei que há alguns anos o KurtKraut me recomendou o localepurge.

localepurge é nada mais que um shell script de 227 linhas que remove arquivos de localização/tradução para os softwares instalados de línguas que você não utiliza. Além disso, o pacote Debian do localepurge vem com um arquivo de configuração que faz com que ele seja executado toda vez que o apt rodar, dessa forma ele consegue remover os arquivos desnecessários logo que um novo pacote é instalado. No fim você fica com os softwares que quer e somente com os arquivos de tradução de que precisa!

Gostou? Para instalar, basta:

# apt-get install localepurge

Assim que o pacote for instalado o debconf perguntará quais línguas você quer manter. Em meu caso, selecionei pt_BR e en_US (UTF-8). Após a instalação basta rodar o comando localepurge, como rodei no meu EeePC:

moveeel:~# localepurge
localepurge: Disk space freed in /usr/share/locale: 338416K
localepurge: Disk space freed in /usr/share/man: 4800K

Total disk space freed by localepurge: 343216K

Consegui liberar 335MB de espaço! Pouco? Não para quem tem 4GB de espaço - isso representa praticamente 8,2% do espaço total disponível.

Depois disso só faltou a conexão à Internet funcionar bem para eu instalar o TeXLive e postar aqui no blog, mas como nem tudo é perfeito, só tive acesso agora.

Atenção: como o localepurge não é totalmente integrado ao sistema de gerenciamento de pacotes do Debian a deleção de arquivos de localização pode gerar "warnings", já que alguns arquivos pertencentes aos pacotes não estarão mais lá enquanto "deveriam" estar, então quando for conferir se todos estão lá o Debian (ou derivados) pode reclamar. Mas não se preocupe: a deleção desses arquivos é inofensiva. Porém, se você quiser reinstalar os arquivos removidos dê uma olhada no script que vem com o pacote: /usr/share/doc/localepurge/reinstall_debs.sh.

   Álvaro Justen
   Peta5 - Telecomunicações e Software Livre

2 comentários:

  1. Total disk space freed by localepurge: 323276K \0/

    ResponderExcluir
  2. Woow!
    335mb :o !!! Para mim isso é bastante coisa sim. Como voc%e falou são mais de 8% no SSD de 4gb no EEe.

    ResponderExcluir